domingo, 17 de outubro de 2010

Eleições - A festa da Democracia ou da Corrupção?

Entusiasmada por dois posts de amigos meus estou eu aqui falando sobre este assunto que nos últimos tempos anda rondando minha mente, não só Eleições, mas o fato de Política, em geral.

Este ano fiz 18 anos de idade e infelizmente tive que votar, sim, infelizmente. Embora alguns digam "votar é um dever do cidadão pra fazer sua nação crescer", bem não concordo totalmente com esta afirmação...

Analizando um pouco mais... a fundo...

Teoricamente vivemos em uma democracia... Porque teoricamente? Se fosse de fato uma democracia ninguém seria obrigado a votar... e olhe só o que temos... somos obrigados. Quem não vota não pode fazer um monte de coisas, uma delas é não poder tirar passaporte (a única que me veio a mente agora).
Por mais que seja nosso dever como cidadão votar para tentar melhorar o país, a obrigatoriedade do mesmo foge dos princípios democráticos e todos nos sujeitamos a isso.

Além disso, convenhamos, mesmo com trocentos mil candidatos é muito complicado achar um que valha a pena ser votado... o que acaba levando a muitos a votar nulo/branco, votar apenas por votar, em qualquer candidato que seja ou coisas do gênero...
Alguns dizem sobre o voto nulo que se você votar nulo não poderá cobrar do candidato que entrar. Em parte este pensamento está correto. Mas se você votar em um que não entrou? Vai poder cobrar do que entrou? Você não votou nele...
Outra idéia é: se você não concorda com nenhum candidato, não tem ninguém para votar, é melhor votar nulo do que "trair" suas idéias. Bem concordo com isso... mas... será que está certo?
Me digam, o que vocês acham sobre o voto nulo/branco?


Revelo aqui que no primeiro turno eu votei por votar, não pesquisei sobre nenhum candidato e fui sem pensar muito sobre isso. Errada? SIM E MUITO. Mas a merda já está feita... infelizmente...
Posso tentar explicar com: as eleições foram logo após de duas semanas tensas de provas e nos tempos vagos não me interessei em procurar nada. É uma explicação, mas continuo errada.

Não sei se foram iguais a mim ou conscientes do que estavam fazendo, mas hoje temos Tiririca como Deputado Federal de São Paulo com mais de 1 bilhão de votos.
Isso estou dando exemplo do mais comentado, provavelmente tiveram outros do mesmo gênero... Será que o pessoal fez isso de sacanagem mesmo? Tá pensando que governar o país é um show de humor?
Bem, não sei, mas talvez seja mesmo, de humor negro, mas talvez seja. Afinal estar lá em cima, ganhando não sei quantos mil, sem dispesas quase nenhuma //auxílio a terno? aahh vai tomar no cu coca-cola// deve ser extremamente divertido.

Agora é sério: Sabe de quem é a culpa do país estar assim? Essa corrupção toda? Sim gente, é da população. Tá bom, tá bom, tem os outros contextos históricos e bah, mas a maior parte é culpa do povo, já que quem escolhe quem vai lá pra cima somos nós.
Há alguns anos atrás os jovens lutavam quando achavam que algo estava errado, hoje a grande maioria está dizendo foda-se dane-se pra tudo, além de poucos pararem pra pensar sobre isso, os mesmos ficam parados mesmo não concordando.
O que acham de nos mechermos? Que seja de início via internet, mas quem sabe mais a frente irmos pras ruas também. Gente, se continuarmos assim a coisa só tende a piorar e o Brasil a se afundar em merda trevas.


Vem aí o 2º turno para presidência do Brasil, é difícil saber qual o melhor, ou, melhor dizendo, menos pior. Para mim a menos pior, por hora, é a Dilma, motivo: se ela seguir mais ou menos a linha do Lula é melhor do que voltar aos tempos de tudo privatizado. Essa é a minha opinião, mas cada um tem a sua, e sinceramente não tenho nenhuma certeza que irei votar nela.

Uma observação de algo que vi hoje: A Marina não vai apoiar nenhum dos dois, é claro que tem a influencia do partido nisso também, mas se nenhum deles bate com as idéias dela, ela está é certa de não apoiar ninguém.

Vamos tentar acabar com esse joguinho de falsidade e puro interesse que hoje denominamos política, porque de fato, política não é isso.
Vamos tentar resgatar a verdadeira política, o mais limpa que conseguirmos, para tentar melhorar o país pelo menos para as futuras gerações, já que, pelo jeito, a nossa também já está perdida.


Já dizia mestre Raulzito... Tente outra vez...


Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!...

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!...

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...





Não desista de mudar o mundo, dê seu melhor... você pode achar que não fará diferença, mas acredite, fará.
Junte-se a quem tem ideais semelhantes ao seu, lute por uma vida, um país, um mundo melhor.
Vamos acabar com essa festa dos políticos corruptos!


É isso aí gente, espero que tenham gostado do post, comentem.
Até mais.
Beijos

3 comentários:

  1. Ótimo post! =D
    Concordo com tudo que você diz, tem coerência e talz, mas como no final a decisão é de cada um... eu prefiro continuar com meu voto nulo. Minha candidata a presidência, infelizmente, não foi ao 2º turno e não apoia nenhum dos atuais candidatos. Eu não mudei minha opinião sobre eles, acho a Dilma o bode expiatório mas despreparado que o PT arranjou e o Serra me dá medo com suas politicagens FHC'enses. Precisamos de outros candidatos, portanto: NULO!

    ResponderExcluir
  2. Bom, como eu já tinha dito, eu não tenho mais certeza de nada, só sei que não tenho confiança em nenhum candidato ao 2º turno e não consigo imaginar os próximos 4 anos com o Brasil tendo algum deles como presidente.

    Tomara que a minha opinião sobre o candidato que ganhar tenha sido equivocada. E que não seja tão ruim quanto parece.

    Bom post.

    Beijos ~*

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc Debora .. em questão ao que vc disse que as pessoas precisam mover mais a bunda e passar a lutar mais pelos seus direitos. É triste saber que acreditar que isso aconteça no Brasil está virando uma utopia, mas temos que continuar lutando!
    ABAIXO A ALIENAÇÃO !!

    ResponderExcluir